quarta-feira, 26 de setembro de 2007

As leituras indígenas


www.elianepotiguara.org.br



"Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar a vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar; desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, valores morais, vestuários e moradias."


Novo Diálogo. Beltrão, Eliana Santos. Gordilho Tereza. São Paulo, editora FTD. 1ª edição. 2006. p. 173.

Penso e passo



quando penso
que uma palavra
pode mudar tudo
não fico mudo
MUDO

quando penso
que um passo
descobre um mundo
não paro
PASSO

e assim que
passo e mudo
um novo mundo nasce
na palavra que penso



Alice Ruiz. Poesia pra tocar
no rádio. Rio de Janeiro,
Blocos, 1999.

www.aliceruiz.mpbnet.com.br/release.htm

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Leia e Apareça

Tenho me perguntado sobre a importância da leitura, e obtive uma resposta relevante: Lê-se para entender o mundo a sua volta, ou seja, lê-se para viver.
As informações, interpretações e praticidade da leitura, conduzem-nos a um mundo de descobertas, dúvidas e, pasmem, certezas. Pois é, ler nos conduz a certezas perdidas dentro da nossa existência. Nos descobrimos quando lemos.
Se toda leitura tem uma historia, é certo afirmar que, se leio, construo a minha própria história. Conheço a mim mesmo.
Convém dizer também que, se um texto lido, repetidas vezes, se transforma diante do leitor, o leitor também transforma-se com essa leitura, pois a variação na forma de leitura dará firmeza nas suas descobertas e confirmará, ou não, as suas certezas, morais, sociais e, principalmente, pessoais.
Desta forma, ler é o fio condutor para a afirmação do homem, no espaço a ele predestinado, no mundo.
Josevalda da Silva Carvalho

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Ler não serve para nada




Como tornar o Brasil uma nação letrada? É o título de um documento de Otaviano Carlo De Fiore, secretário do Livro e Leitura. Honestamente, eu nem sabia que o Ministério da Cultura tinha um secretário do Livro e Leitura. Mas tem. Sua principal tarefa é "acompanhar, avaliar e sugerir alternativas para as políticas do livro, da leitura e da biblioteca". Foi exatamente o que Otaviano Carlo De Fiore tentou fazer em seu documento, estudando maneiras de aumentar o interesse por livros no Brasil. Cito um trecho: "É fundamental que nos meios de massa, políticos , estrelas, sindicalistas, professores, religiosos, jornalistas (através de depoimentos, conselhos, testemunhos) propaguem contínua e permanentemente a necessidade, a importância e o prazer da leitura, assim como ascensão social e o poder pessoal que o hábito de ler confere às pessoas". (Mainardi, Diogo. Veja 28 de março, 2001, p. 171)

Apesar de sermos brasileiras, sobretudo soteropolitanas, fugimos à regra dos que não têm acesso à leitura. Por acreditar-mos na importância da leitura para a formação do cidadão é que criamos este Blog. Esperamos que todos os interessados na educação da nação brasileira e que acreditam na leitura como fonte principal do conhecimento, encontrem aqui as mais variadas sugestões e informações que possam auxiliá-los na luta contra o analfabetismo.