Novo Diálogo. Beltrão, Eliana Santos. Gordilho Tereza. São Paulo, editora FTD. 1ª edição. 2006. p. 173.
Este blog foi criado para incentivar a leitura através da divulgação de textos elaborados por alunos da rede pública que, após participarem de projetos de leitura e escrita, sentiram-se motivados a compor as várias tipologias textuais aprendidas e apreendidas em sala de aula, utilizando-se dessa oportunidade para favorecer o seu crescimento acadêmico, bem como a sua capacidade de interpretação e de integração social.
Conheça-me
- Josy Carvalho
- Salvador, Bahia, Brazil
- Professora de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual de Ensino, graduada pela Universidade Federal da Bahia.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
As leituras indígenas
Novo Diálogo. Beltrão, Eliana Santos. Gordilho Tereza. São Paulo, editora FTD. 1ª edição. 2006. p. 173.
Penso e passo
quando penso
que uma palavra
pode mudar tudo
não fico mudo
MUDO
quando penso
que um passo
descobre um mundo
não paro
PASSO
e assim que
passo e mudo
um novo mundo nasce
na palavra que penso
Alice Ruiz. Poesia pra tocar
no rádio. Rio de Janeiro,
Blocos, 1999.
www.aliceruiz.mpbnet.com.br/release.htm
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Leia e Apareça
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Ler não serve para nada
Como tornar o Brasil uma nação letrada? É o título de um documento de Otaviano Carlo De Fiore, secretário do Livro e Leitura. Honestamente, eu nem sabia que o Ministério da Cultura tinha um secretário do Livro e Leitura. Mas tem. Sua principal tarefa é "acompanhar, avaliar e sugerir alternativas para as políticas do livro, da leitura e da biblioteca". Foi exatamente o que Otaviano Carlo De Fiore tentou fazer em seu documento, estudando maneiras de aumentar o interesse por livros no Brasil. Cito um trecho: "É fundamental que nos meios de massa, políticos , estrelas, sindicalistas, professores, religiosos, jornalistas (através de depoimentos, conselhos, testemunhos) propaguem contínua e permanentemente a necessidade, a importância e o prazer da leitura, assim como ascensão social e o poder pessoal que o hábito de ler confere às pessoas". (Mainardi, Diogo. Veja 28 de março, 2001, p. 171)
Apesar de sermos brasileiras, sobretudo soteropolitanas, fugimos à regra dos que não têm acesso à leitura. Por acreditar-mos na importância da leitura para a formação do cidadão é que criamos este Blog. Esperamos que todos os interessados na educação da nação brasileira e que acreditam na leitura como fonte principal do conhecimento, encontrem aqui as mais variadas sugestões e informações que possam auxiliá-los na luta contra o analfabetismo.