QUESTÃO 01:
Um condutor metálico A, carregado positivamente, é colocado em contato com um outro, B, neutro. Verifica-se que após o contato ambos estão carregados positivamente.
a) Você explicaria o fato dizendo que cargas positivas de A passaram para B?
b) Qual a relação entre a carga inicial de A e a carga final de A e B?
QUESTÃO 02: Uma criança em pé sobre uma mesa toca um condutor carregado também isolado. Haverá descarga completa do condutor?
QUESTÃO 03: Você já reparou que os carros-pipas que conduzem combustível possuem uma corrente que vai arrastando pelo chão? Explique a utilidade da mesma.
QUESTÃO 04: Um bastão carregado atrai pedaços de cortiça. Muitos deles, assim que o tocam, são subitamente repelidos. Explique.
QUESTÃO 05: Diferencie carga elétrica de corrente elétrica.
QUESTÃO 06: O que faz com que elétrons em movimento caótico num fio condutor passem a se movimentar de maneira ordenada?
QUESTÃO 07: O ar é condutor ou dielétrico? Ele pode conduzir eletricidade? Explique.
QUESTÃO 08: Numa bateria de celular aparece a indicação 800A. Que grandeza física está sendo representada nessa indicação. Qual o valor da carga elétrica, se o dono do celular ficar jogando durante t= 10min?
QUESTÃO 09: É confiável fazer a leitura de uma bússola com a finalidade de orientação quando estamos próximos de aparelhos elétricos? Explique
QUESTÃO 10: Considere 3 lâmpadas incandescentes de 127V e potências 40W, 60W e 100W,
respectivamente. Quando tais lâmpadas são associadas em série a uma tensão total de 127V como se dá o brilho de cada uma? E como se comportam as outras se uma delas queimar?
BOM DESEMPENHO!
16 comentários:
Colegio Estadual prof° Maria Anita
Alunos: Alaine Conceição, Everton
Data: 17/11/2009
Serie:1°B
ELETRICIDADE
O estudo da eletricidade se iniciou na Antigüidade, por volta do século VI a.C. A eletricidade é a parte que estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso,hoje em dia a eletricidade nos cerca por todos os lados. Para a maioria das pessoas, a vida moderna seria praticamente impossível sem ela.Atualmente há muitas formas de se utilizar a eletricidade, pois o homem já tem bastante conhecimento a seu respeito. Em todas as partes da casa, você provavelmente pode encontra eletrodomésticos,que ligam a eletricidade.
Muito conforto, lazer e facilidades no trabalho dos nossos dia.A eletricidade hoje em dia é indispensavel nos ajuda em todos os momentos de nossas vidas.
Muito bem, é isso aí!
Eletricidade
A eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas, ou em movimento, e por sua interação. Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas à sua volta. Se a carga se desloca, produz também campos magnéticos. Há dois tipos de cargas elétricas : positivas e negativas. As cargas de nome igual se repelem e as de nomes distintos se atraem.
A eletricidade se origina da interação de certos tipos de partículas sub-atômicas. A partícula mais leve que leva carga elétrica é o elétron, que assim como a partícula de carga elétrica inversa à do elétron , o próton transporta a unidade fundamental de carga . Cargas elétricas de valor menor são tidas como existentes em sub – particulas atômicas, como os quaks.
Os átomos, em circunstâncias normais, contêm elétrons, e, frequentemente, os que estão mais afastados do núcleo se desprendem com muita facilidade. Em algumas substâncias, como o smetais, proliferam-se os elétrons livres. Dessa maneira, um corpo fica carregado eletricamente graças à reordenação dos elétrons.
Assim fica explicado para vocês o que é eletricidade.
Nome: carlos f. Galvão Ribeiro
Série: 1º B
Colegio Estadual Prof. Maria Anita
Alunas:ERICA FLORENCIA,ANA CARINE
SERIE:1B
DATA :18/11/2009
ELETRICIDADE
Eletricidade, categoria de fenômenos físicos originados pela existência de cargas elétricas e pela sua interação. Quando uma carga elétrica encontra-se estacionária, ou estática, produz forças elétricas sobre as outras cargas situadas na mesma região do espaço; quando está em movimento, produz, além disso, efeitos magnéticos.
Os efeitos elétricos e magnéticos dependem da posição e do movimento relativos das partículas carregadas. No que diz respeito aos efeitos elétricos, essas partículas podem ser neutras, positivas ou negativas (ver Átomo). A eletricidade se ocupa das partículas carregadas positivamente, como os prótons, que se repelem mutuamente, e das partículas carregadas negativamente, como os elétrons, que também se repelem mutuamente (ver Elétron; Próton).
Em troca, as partículas negativas e positivas se atraem entre si. Esse comportamento pode ser resumido dizendo-se que cargas do mesmo sinal se repelem e cargas de sinal diferente se atraem.
A força entre duas partículas com cargas q1 e q2 pode ser calculada a partir da lei de Coulomb segundo a qual a força é proporcional ao produto das cargas, dividido pelo quadrado da distância que as separa. A lei é assim chamada em homenagem ao físico francês Charles de Coulomb.
Se dois corpos de carga igual e oposta são conectados por meio de um condutor metálico, por exemplo, um cabo, as cargas se neutralizam mutuamente. Essa neutralização é devida a um fluxo de elétrons através do condutor, do corpo carregado negativamente para o carregado positivamente. A corrente que passa por um circuito é denominada corrente contínua (CC), se flui sempre no mesmo sentido, e corrente alternada (CA), se flui alternativamente em um e outro sentido. Em função da resistência que oferece um material à passagem da corrente, podemos classificá-lo em condutor, semicondutor e isolante.
O fluxo de carga ou intensidade da corrente que percorre um cabo é medido pelo número de coulombs que passam em um segundo por uma seção determinada do cabo. Um coulomb por segundo equivale a 1 ampère, unidade de intensidade de corrente elétrica cujo nome é uma homenagem ao físico francês André Marie Ampère. Quando uma carga de 1 coulomb se desloca através de uma diferença de potencial de 1 volt, o trabalho realizado corresponde a 1 joule. Essa definição facilita a conversão de quantidades mecânicas em elétricas
Colégio: Estadual Professora Maria Anita
Aluna (s): Juliana Prudente, Verônica Quele
Série: 1ª Turma: B
Tema: Eletricidade
Eletricidade
O que é? E para que serve? Bom, a eletricidade é uma forma de energia natural ligadas aos elétrons,
Que se manifesta por fenômenos de atração e repulsão, etc .Serve também para muitas coisas úteis, pois ela está presente na maioria de nossas atividades cotidianas, assim como a água.
O ser humano aprendeu a se adaptar a esse fenômeno. Tanto é que, foi um ser humano que inventou a eletricidade, é claro que ligando coisas da natureza.
O autor do estudo, e gênio que criou esse fenômeno
Foi o Filosofo e matemático grego, Tales de Mileto.
Que ao observar o comportamento de uma resina vegetal (âmbar) que a ser atritada com o tecido ou pele de animal, percebeu que aquele processo adquiria a capacidade de atrair pequenos pedaço de palhas e penas de aves.
Ele resolveu se aprofundar mais no estudo, desde então veio fazendo experiências, até onde chegamos hoje. Energia para todos.
Colégio Estadual Prof° Maria Anita
AlunosColégio Estadual Prof° Maria Anita : Lucas Souto , Lucas dos Santos.
Serie : 1° B
A eletricidade
O estudo da eletricidade se iniciou na antiguidade,por volta do século VI a.c.Os cientistas que estudaram o assunto, por sua vez devem ter adquirido bastante conhecimento.
Toda a matéria é constituída basicamente por três partículas: prótons (carga positiva), elétrons( carga negativa) e nêutrons que não tem carga.
Hoje em dia, a maioria da população ja obtem um certo conhecimento sobre a eletricidade.Em nosso dia a dia,ter a eletricidade á desposição é muito emportante pois eletrodómesticos,e até mesmo os meios de trabalho dependem dessa grande função eletrica.
O cientista Teles através, do processo denominado âmbar(resina vegetal)que teve a capacidade,de atrair pequenos pedaços de palha e penas de aves.
Atráves desses estudos,hoje em dia a eletricidade está presente em nossas vidas.E com ela obtemos bastante conhecimento, que vem a ser bastante proveitoso.
Colégio Estadual Profª Maria Anita
Alunas:Luana Cristina e Célia Oliveira
Data:19/11/2009
Série:1ºB
Eletricidade
As matérias são constituídas por três partículas: Protóns,neutrôns e elétrons.Por isso quando um corpo não está eletrizado o número de protóns é igual o de elétrons.Ao niciar o atrito,um deles ficará eletrizado positivamente,pois perdeu elétrons e ficará com falta,já o outro ficará eletrizado negativamente,pois estará com excesso de elétrons.
O que pode determinar se um material é condutor ou isolante é a existência dos elétrons livres.São eles responsáveis pela passagem da correte elétrica através de materiais .Esses materiais que são bons condutores e maus condutores de eletricidade tem cargas iguais eles se repelem, e comcargas diferentes se atraem.
Os materiais que não deixa passar eletricidade são os isolantes térmicos.São eles :plásticos,borrachas e vidros.
Todos esses fenõmenos de tranferência de elétrons só é pssível conhecendo o magnetismo e a eletricidade.
eletricidae
O autor do estudo, e gênio que criou esse fenômeno
Foi o Filosofo e matemático grego, Tales de Mileto.
O estudo da eletricidade se iniciou na Antigüidade, por volta do século VI a.C. A eletricidade é a parte que estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso,hoje em dia a eletricidade nos cerca por todos os lados. Para a maioria das pessoas, a vida moderna seria praticamente impossível sem ela.
Os átomos, em circunstâncias normais, contêm elétrons, e, frequentemente, os que estão mais afastados do núcleo se desprendem com muita facilidade. Em algumas substâncias, como os metais, proliferam-se os elétrons livres. Dessa maneira, um corpo fica carregado eletricamente graças à reordenação dos elétrons.
Assim fica explicado para vocês o que é eletricidade.
colegio maria anita
alunos:alesson queiroz e igor conceiçao.
turma:1b
Colegio Estadual prof° Maria Anita
Alunos: marcos lima / silas Data: 20/11/2009
Serie:1°B
Eletricidade
A eletricidade está presente nas nossas vidas, em nosso cotidiano, em praticamente tudo o que fazemos como, por exemplo, quando tomamos banho, ao acendermos uma lâmpada, quando utilizamos a televisão, etc... O estudo dessa parte da física se faz necessário, pois ajuda a compreender os inúmeros fenômenos que estão ligados ao nosso dia-a-dia. A todo o momento o ser humano se relaciona com fatos da natureza e o seu modo de viver depende da eletricidade e dos aparelhos elétricos modernos. A eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria. Como se sabe, um átomo é composto por prótons (cargas positivas), elétrons (cargas negativas) e nêutrons, que não possuem carga. Os prótons e os nêutrons ficam no interior do núcleo.
Colegio Estadual prof° Maria Anita
Alunos: jose antõnio/ cainã
Data: 20/11/2009
Serie:1°B
Eletricidade toda materia é construida por três particulas protons (positiva)eletrons (carga negativa)e neutrons (sem carga)o que determina se a eletricidade é condutor ou isolante é a existencia dos eletrons livres.são eles os responsaves pela passagem da corrente eletrica através dos materiais. Condutores são aqueles materiais onde há possibilidade de passagem da corrente eletrica atraves dele como o ferro. Isolante chamados também de dielétricos o processo é inverso os eletrons são ligados ão núcleo tônicos e não contem corrente eletrica,como vidro,borracha cerâmica e plastico existe formula onde pode se medir a intensidade da corrente eletrica.
Colégio estadual professora Maria Anita
Alunas: Laís Ramos/ Isabel Carla
Série:1º B
Eletricidade
Definida como fenômeno físico originado por descargas elétricas estáticas, ou em movimento,e por sua interação,ela, a eletricidade está no nosso cotidiano; desde a nossa geladeira até mesmo a água que bebemos e o ar. Inclusive o nosso corpo é portador de eletricidade. Ela é a passagem de elétrons em um condutor e se origina da interação de certos tipos de partículas subatômicas. Uns conceitos importantes, que dizem respeito à eletricidade, devem ser definidos como: campo elétrico, potencial elétrico, corrente elétrico, potência elétrica e carga elétrica.
Ela é responsável por tornar nossas vidas bem mais simples. Por exemplo: se não existisse esse fenômeno físico, não poderíamos ter nenhum desses aparelhos eletrodomésticos que facilitam o nosso dia- a –dia.
Contudo, junto aos benefícios que traz, essa forma de energia também é um fator de risco para vários acidentes. Tragicamente nos últimos anos está havendo muita incidência de choques elétricos em residências, na maioria das vezes causadas pela má instalação de fios elétricos ou mau uso de aparelhos elétricos tais como secadores e pranchas alisadoras; nesses aparelhos há um regulador de voltagem que deve ser respeitado, lembrando que um choque de alta voltagem pode matar.
Então é vital lembrarmos que com eletricidade não se brinca, e se acatarmos as instruções de profissionais habilitados no ramo poderemos prolongar a nossa vida e usufruir desse bem que os humanos descobriram.
colégio estadual prof. Maria Anita
aluna:Dione Meireles
data:20/11/09
prof.:josy serie:1°b
Eletricidade
A muitos séculos atrás,surge na Grécia uma das propriedades mais importantes da matéria,a eletricidade seu histórico é clássico,passando por Benjamin Flanckin no qual o mesmo fez experiência perigosas relacionada a eletricidade no qual foi o primeiro a denominar carga positiva e negativa .
Desafiada pelos pesquisadores do sul da Califórnia (o maior centro de experiência elétricas do mundo)A temperatura de carga elétrica é superior a 27 mil graus cetrigrados,mais quente que a superfície do sol,o calor e a luz é gerado pó um numero incalculável de elétrons em movimento.O núcleo de um átomo tem cargas positivas ou órbitas são negativas,passando por teorias de Dalton,Thopson e Rutherford-behr o átomo ficou mais adequado a certas teorias da eletricidade.
O fluxo das correntes elétricas faz com que os elétrons fiquem "existados" pulando de orbital. A eletricidades estáticas(raios)serve de estudos em relação a muitas teses.
A condução elétrica depende da quantidade de elétrons livre. O ser humano não é um bom condutor, assim,o metal é o melhor,alem de ter muitos elétrons solto,tem a capacidade de "armazenar" energia,em alguns casos ocorrendo a dilatação (estudo da termologia)Os elétrons conseguem se mover por uma força chamado eletromagnetismo. A nossa civilização é capaz de conduzir fenômenos naturais que ajuda o bem estar da vida social,assim que hoje os seres humanos tem uma grande dependência social sobre a eletricidade.
Colégio= Estadual Profª Maria Anita
Alunas= Quésia oliveira
Ingride Silva
Profª = Josy
Eletricida
É um nome que é dado a uma das formas mais importantes da energia,e aos fenômenos pelos quais se manifesta a presença de partículas elementares,que podem ficar em repouso ou movimento.
Em um átomo existem partículas de prótons, elétrons e neutros.
Os elétrons e os prótons criam em torno de si um campo de força que,quando eles se aproximam e seus campos de força se encaixam eles se atraem, mais se dois elétrons entram em contato eles se repelem.
Os elétrons possuem cargas negativa, os prótons positivas.
Como sabemos as cargas opostas se atraem as iguais se repelem.
Através de um atrito, dois materias diferentes podem ficar eletrizados.
hoje em dia a eletricidade é uma coisa basica em nossas vidas,começou a ganhar espaço a partir do século XIX. Desde então, uma nova relação começou a surgir entre as descobertas científicas e suas aplicações práticas.isc
Colégio Estadual Profª Maria Anita
Alunos: Mariana Brito e Adauto Bonfim
Profª : Josy
Eletricidade
Vem do grego elektron, que significa âmbar. É um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas, ou em movimento, e por sua interação. Benjamin Franklin num espaço de poucos anos ele fez descobertas sobre a eletricidade que lhe trouxe fama internacional.
Apesar de Tales mileto dá inicio ao estudo da eletricidade por volta do século VI a.C, foi Franklin, o inventor dos pára-raios, que teorizou que as cargas elétricas eram um fluído elétrico que podia ser transferido entre os corpos. Contudo, hoje já se sabe que os elétrons é que são transferidos. O Corpo com muito elétrons está eletricamente negativo ao contrário do corpo com pouca quantidade de elétrons, que encontra-se eletricamente positivo.
O estudo da eletricidade se divide em três grandes partes: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmo. Na natureza ela se manifesta em forma de raios, relâmpagos, trovões, já no corpo humano, o sistema nervoso funciona graças aos impulsos elétricos passam de células para células.
Portanto, pode se afirmar que essa descoberta foi de grande importância para a evolução da sociedade.
Colégio Estadual profºMaria Anita
Alunos:marta Joana
Stefani sousa
Série:1ºanoA
ELETRICIDADE
A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos. Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão.
Eletricidade pode ser entendida como sendo o fenômeno resultante da interação das partículas que formam a matéria, em especial os elétrons.
Toda matéria é constituída por partículas: elétrons (carga negativa), prótons (carga positiva), nêutrons (sem carga). Quando um corpo está eletrizado ele fica carregado, ou seja, com cargas elétricas (prótons e nêutrons). Um corpo pode ficar carregado positivamente ou negativamente.
Quando um corpo não está eletrizado o numero de prótons é igual ao número de elétrons. Corpos com cargas iguais se repelem. Com cargas opostas se atraem.
Um material pode ser isolante ou condutor de energia.
Condutor: possui elétrons livres, é permitida a passagem de corrente elétrica.
Ex: o ferro
Isolante: não possui elétrons livres, não pode haver passagem de energia.
Ex: o vidro.
A eletricidade é de grande importância para os seres em geral.Ela
faz parte do nosso dia-a-dia sem ela não haveria matéria, sem matéria não existiria vida.
Colégio: Estadual Professora Maria Anita
Alunas: Gizele conceição e jucimare
Serie: 1º B sala 08
Professora: josy
Eletrização
O estudo da eletricidade se iniciou na antiguidade, por volta do século VIA. C.
O termo eletricidade originou-se da palavra elektron,nome grego do âmbor.
Eletrizar um corpo è dotá-lo de eletricidade. Dizer que um corpo esta eletrizado significa dizer que ele foi atritado, ou seja, com cargas elétricas.
Em situação normal, o corpo e neutro ou descarregado.
A eletricidade è uma propriedade de partículas elementares que compõem o átomo: os elétrons partículas que contem a carga elementar negativa, dispostas em camadas que se assemelham a nuvens em torno do núcleo do átomo- e os prótons – partículas de carga elétrica positiva, localizadas no núcleo.
Nem todo par de cargas atritadas se eletriza. A eletricidade esta presente nas nossas vidas, em nosso cotidiano, em praticamente tudo o que fazemos como, por exemplo, quando tomamos banho, ao acendermos uma lâmpada ,quando utilizamos TV ,etc.
O estudo dessa parte da física se faz necessário, pois ajuda a compreender os inúmeros fenômenos que estão ligados ao nosso dia-a-dia.
Postar um comentário